Testes realizados nos laboratórios do Food and Drug Administration (órgão americano que fiscaliza drogas e alimentos) constataram que o grão negro contém dez vezes mais compostos fenólicos que o arroz branco, ou seja, é um poderoso anti-radicais livres (antioxidante). Também traz em si um teor de ferro elevado e até ômega-3.
Em cada 100 g do produto encontram-se 4 g de fibras, nutrientes que ajudam no adequado funcionamento do intestino, auxiliam na redução do colesterol sanguíneo e no controle da glicemia, evitando grandes descargas de insulina, além de promover maior saciedade, o que ajuda no controle alimentar.
250gr de arroz negro de molho por 2h
1/2 cebola picada
4 dentes de alho amassados
Salsinha picada a gosto
Azeite quanto baste
100ml de vinho branco
Cozimento na panela normal: Coloque em uma panela azeite, cebola e alho, junte o arroz negro. Refogue. Adicione 100ml de vinho branco, deixe apurar. Depois que apurar o vinho junte 500ml de caldo ou água fervendo, cubra o arroz e deixe evaporar. Entre 15 minutos, o caldo evaporou junte mais 500 ml, deixe cozinhar por mais 15. Junte o restante do caldo, deixe ferver por 10 minutos desligue o fogo, e tampe a panela. Deixe descansar por 15 minutos. O arroz vai terminar o cozimento, estará macio e soltinho. Sirva com salsinha salpicada.
Esta quantidade rende 4 porções de arroz bem servido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário