segunda-feira, 8 de setembro de 2014

RAIZ DE BARDANA E DE LÓTUS AO CREME INDIANO

Raiz de lótus é muito boa fonte de fibras dietéticas, 100 g carne fornece 4,9 g ou 13% da necessidade diária defibra. A fibra, em conjunto com os hidratos de carbono de digestão lenta complexos na raiz ajuda a reduzir o colesterol, o açúcar, o peso corporal e as condições de constipação sanguíneos.
Raiz de lótus é uma das excelentes fontes de vitamina C. 100 g de raiz fornece 44 mg ou 73% dos valores diários recomendados. A vitamina C é um potente solúvel em água anti-oxidante. É necessário para a síntese de colagénio no corpo. O colagénio é a principal proteína estrutural do corpo necessários para manter a integridade dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e dos ossos. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a proteger contra o escorbuto, desenvolver resistência contra a infecção viral, aumenta a imunidade, acelerar a cicatrização de feridas e remover o câncer causando radicais livres do corpo. Contém níveis moderados de alguns dos valiosos grupo B-complexo de vitaminas, tais como a piridoxina (vitamina B-6), folatos, niacina, riboflavina, ácido pantoténico e tiamina. Piridoxina (vitamina B-6) age como uma coenzima na síntese neuro-químicos no cérebro que influencia o humor. Piridoxina níveis adequados ajudam a controlar nervoso irritabilidade, dor de cabeça e tensão. Também protege do risco de ataque cardíaco, controlando os níveis de homocisteína no sangue. A raiz fornece quantidades saudáveis ​​de alguns minerais importantes, tais como cobre , ferro, zinco, magnésio e manganês. O cobre é um co-fator para muitas enzimas vitais, incluindo citocromo c oxidase e superóxido dismutase- outros minerais funcionar como co-fatores para esta enzima são de manganês e zinco. Juntamente com o ferro, é também necessária para a produção de células vermelhas do sangue.
A raiz da bardana também possui muitas propriedades importantes para a saúde, como o combate de cálculos renais, reumatismo e problemas de vesícula. De acordo com nutricionistas, a raiz da bardana apresenta qualidades como o fornecimento de proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, vitamina B1, riboflavina e niacina, além de ser uma rica fonte de sais minerais.

3 raízes de lótus descascadas e picadas
6 raízes de bardana descascadas e picadas
1/2 cebola picada
6 dentes de alho amassados
4 colheres de sopa de molho Tikka Masala
Óleo de coco quanto baste
Coentro, salsinha e cebolinha picados a gosto
1 alho poro picado
1 vidro de leite de coco
2 xícaras de caldo de legumes

Refogue no óleo de coco o alho e a cebola. Acrescente as raízes e refogue por uns 5 minutos. Coloque o caldo e deixe cozinhar até que as raízes estejam cozidas. Junte o leite de coco, o molho indiano, as ervas e sirva.
 
 
 
 

Nenhum comentário: